Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

Notícias

Começa com alegria e festa a 11ª edição dos Jogos FENACEF

12/05/2022 - Jogos Fenacef

A alegria marcou a cerimônia de abertura da XI edição dos Jogos FENACEF. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (12), no Ginásio principal do CFO - Centro de Formação Olímpica em Fortaleza – CE. 

Ao todo 22 delegações estão na cidade nordestina. O número exato ainda não foi divulgado, mas estima-se que cerca de 1,7 mil pessoas participam do evento, que reúne em torno de 900 atletas. 

A delegação capixaba conta com 80 esportistas. Na abertura oficial do torneio, representaram o Espírito Santo os atletas Sander Teixeira Heringer, Roberto de Léo Heinze, Creuzeny Effigen, Luiz Marcos Bermudes, Marilene Caus Gonçalves, Luisa Angélica Mattos, Bernardete Minete Meireles, José Stenio Ferreira Luz, Rosilene dos Santos Marques Rebello e Marluici Machado Busnardo, que carregou a bandeira do Estado.

Entre as modalidades que os capixabas irão competir estão Corrida de Rua masculino e feminino, Canastra, Natação masculino, Tênis de quadra individual e em dupla, Tênis de Mesa individual, Xadrez, Dominó, Truco, Futsal, Vôlei de Areia, Vôlei Misto de Quadra, Vôlei de Quadra Feminino e Futebol Society acima de 65 Anos. 

A abertura contou com as falas dos representantes das delegações e do presidente da FUNCEF, Gilson Costa de Santana, que deu as boas-vindas a todos os participantes. 

Na cerimônia também teve espaço para protestos. Um grupo de mulheres do Ceará, entrou na quadra com cartazes relembrando o direito das mulheres – pré 78.

Elas relembraram os direitos das mulheres que ingressaram no Plano de Benefício da FUNCEF antes de 1978, e que nas aposentadorias proporcionais foram contempladas com percentuais menores do que os homens. 

As mulheres cearenses ergueram cartazes clamando por justiça e isonomia. Muitas estão buscando judicialmente essa diferença e já existem várias sentenças favoráveis, mantidas por Tribunais de vários Estados e do Distrito Federal.

A celebração de encerramento contou ainda com o acendimento da pira, para simbolizar o início dos jogos e apresentação do coral da ACEA - Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas.

 As partidas iniciam na tarde desta quinta, com a seleção de Futsal do Espírito Santo em quadra. Boa sorte aos nossos atletas! 
 
Mais fotos